terça-feira, 18 de setembro de 2007

Cristina Zappa > Na alma

Não me lembro o dia, nem o ano. Só lembro que fui à casa de Darcy Ribeiro para fotografá-lo.
Chegando lá, depois de um cafezinho e um longo papo de Darcy com a repórter, comecei as fotos. Com a máquina focada nele, fui tirando várias fotos e, num dado momento, Darcy se levantou e me disse:" venha, se aproxime, mais perto, bem perto!". Click.
Foi olho no olho; foi na alma. É essa a última imagem que tenho de Darcy: uma imagem íntegra, sincera. A imagem de um homem que não tem o que esconder, por mais próximo que você esteja dele.
Credito a fotografia a mim e a direção, a Darcy Ribeiro.




Cristina Zappa > nasceu em 1956 na cidade de Vassouras, Rio de Janeiro.
Quando ainda estava na faculdade de Letras da PUC, no anos 70, se interessou por fotografia, ao fazer um curso na Escola de Artes Visuais do Parque Laje.
Trabalhou como repórter fotográfico no Jornal no O Globo no anos 80 e, como free-lancer, nas Revistas Veja e Exame. Além disso, também fotografou para jornais e revistas de empresas, tais como: Bayer do Brasil, Indústria Farmacêutica Roche, Telerj, Banco Nacional, Vale do Rio Doce, IBGE etc.
Atualmente trabalha como assistente de coordenação na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Esse é um dos melhores sorrisos da alma que já vi! Parabéns. Abraços.